sábado, 29 de agosto de 2009

1.3

O desespero era alto, e fazia as pessoas ficarem mais desesperadas ainda. Me lembro como era todas aquelas frases de afeto, todos os choros, todas as vezes em que a frase "Isso não pode acontecer" foi dita e toda aquela coisa melosa, grudenta, chata e pegajosa. E ao acaso, um ser humano me abria os olhos, e eu ainda conseguia ver, mesmo que por um pouco só, mas consegui, e hoje tal ser não podia estar mais correto. Pressumo que desespero faz as pessoas ficarem loucas, sem refúgio na própria mente e vagam pelo incerto, uma dor incostestável, um corte urticante na consciência, uma verocidade nas palavras e pensamentos fora do controle, e do que trata disso tudo afinal? Nada seria algo muito óbvio, - ou seria muita presunção assimilar? - Nem que tudo pareça uma idéia tão vaga que o desinteresse tende a aumentar degradativamente. Era tão intrigante, mas em algum lugar dentro de você morria sabendo que assim era o melhor, e como se não fosse o início da bagunça, se "vender" podia fazer parecer uma boa pessoa, mas aquilo realmente era o melhor que poderia ter acontecido. Erro em dizer que Conhecimento e Ignorância são termos semelhantes, já que logo que você não tenha sabedoria de tal área, não significa que você seja ignorante, não um bobo alienado pela elite da sociedade, e nesse ponto, eu deixo a questão, o que é ser elite em um país de 3º mundo? Falta de conhecimento te deixa fraco, conhecimento demais te deixa esperto, e hoje os melhores são selecionados. E os Ignorantes? Fracos? Desesperados? Quando menos esperou-se o desespero se foi, veio rápido, e saiu mais rápido ainda. E então, a altura que você caiu tentando alcançar a cama quando caiu de costas, parece aumentar, e a sensação pode ser um pouco de esperança, se todas pequenas coisas são e estão dispostas a mudar, porque não ter um pouco, mínimo de love-self?

"E então ela chegou, famos nos fazer de bobos, tem de acontecer, isso é raro e sinceramente, nós merecemos."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

1.2

O cara mau.
É engraçado o número de pessoas que falaram que a vida do cara mau parece um seriado, com sempre as mesmas pessoas, as mesmas brigas, o mesmo ciclo e a mesma rotina de ida-e-volta e de como ela acontecia. Eu nunca vi isso, nem ao menos consegui ver isso como um seriado, parece mais uma novela mexicana, dessas que o protagonista tem um nome composto e se apaixona pela pessoa certa, mas depois de um tempo acaba descobrindo que é a pessoa errada, e logo mais muda de opinião, e enquanto ficar mudando, vai conhecendo pessoas novas e o resto você já sabe o que se passa no horário nobre, que às vezes, não precisa ser tão nobre. Dentre essas e outras comparações, o cara mau, vilão da história se torna o alvo. Eu garanto, todos amam um barraco, uma baixaria, uma discussão ou um simples desentendimento por mais insignificante que seja, e claro, ninguém gosta de assistir apenas, embora ficar vendo tudo isso seja o máximo, ver até onde as pessoas conseguem agüentar, mas quando você agüenta isso por 3, 4, 5 anos fica no mínimo entendiante, e olha que as vezes é um barraco gratuito. Então, do que se trata? Acredito que existem 2 tipos nessa "novela". O 1º tipo talvez seja aquele que observa, diferente do 2º que observa e coloca mais um script, e isso faz ficar bom, faz ter audiência, não deixa um assusto morto, nem por um pequeno intervalo de tempo.
Diferente do que se passa em tudo que se tem na tv que ainda é discutido de forma "só existe ali", a hipocrisia não é nada difícil de encontrar, ela sempre esteve ali, mas os personagens estavam meio ocupados demais pra perceber isso e continuar com suas vidas amorosas problemáticas e tristes, o que chega a ser uma vergonha, tem tanta coisa acontecendo em outras vias e os protagonistas estão preocupados com quem eles vão estar pra fingir uma relação, tal ato vai de hipócrita à ridículo. Partindo pra vida real, o cara mau existe, sempre existiu, sempre fez o que queria com suas vítimas, porque todas elas foram indefesas, e de uma maneira não muito egoísta, não se tem apenas a existência dele ali, tem o cara bom, que tem a sua amada (às vezes o seu amado, quando você não precisa procurar muito por uma modernidade que tornou-se desgastada demais rs), tem a garota boazinha, a princesinha do campo com olhos dourados, a vadia falsa que finge se envolver mas é aquela que mais tem medo de ficar sozinha (junto dessa última, você pode encontrar o medroso também, aquele que vai fazer de tudo, superando qualquer barreira pra sempre estar por cima, e sempre dizer "a culpa não é minha", mas sempre estando com alguém, porque tem medo, e não consegue encarar nada sozinho... e tem aquelas pessoas que ninguém dá muita atenção, por a cena ser sempre muito fechada ou ter pouca participação, e essas pessoas que passam despercebidas, são definitivamente as melhores. E como um cara mau, ele não pode partir pra essas pessoas, porque o tempo é curto e ele quer acabar logo com as mais importantes, aquelas que ele pode ter se enganado sobre, aquelas que podem tê-lo enganado, mas ele mesmo sendo um vilão, é fraco e sentimental demais pra perceber, porque assim como os outros, ele também não quer ser sozinho, e pode ter até medo, é, muito medo.
Indo para os romances, toda aquela coisa de "Final feliz" e "Vai ser pra sempre", é dissipada em 2 capítulos, porque alguém quis, alguém entrou, alguém se sentiu bem com isso, ou talvez por pura diversão dessas novelas chatas. Declarações, elas se tornam ridículas, eu admito que são necessárias, mas isso não vem ao caso, não agora. Adivinhações, palpites, pressentimentos, escolhas, todos têm um, cada um de um tipo, cada um mais sério ou não, e cada um mais errado que o outro. "O cara mau se apaixona pela vadia, a vadia quer destruir a melhor amiga, a melhor amiga ama o cara bom, o cara bom ama alguém não muito importante, e esse alguém não muito importante torce pra que a vadia consiga estragar a vida da melhor amiga, pra que assim desencadeie um novo tipo de relação. A partir daí o cara mau odeia a vadia, que odeias todos mas ama o cara bom, o cara bom ama a melhor amiga, e a melhor amiga o ama, mas eles não podem ficar juntos porque eles sabem que a vadia não permitirá e o ciclo continua" (...)
Como mentira, falsidade fazem parte, a novela fica no mínimo mais interessante, sempre alguém buscando por vingança, até que alguém desiste, conta a verdade e a vida continua, como "ESQUECER e PERDOAR", que ultimamente é o método mais usado pra qualquer tipo de problema, e eles viram uma família, o elenco todo se une, todos discutem os seus problemas e todos fingem serem amores do passados distantes, mas ninguém é perfeito demais pra voltar atrás. E o que se pode tirar disso pra única vida em que os ditos "espectadores" são submetidos, é observar, e escutar, porque isso não se passa de uma novela, estrangeira, que os protagonistas são compostos de dois nomes, que a trilha sonora são os gritos, discussões e que no final, o sistema é esquecer e perdoar. Talvez essa seja a implicância com essa novela, ninguém agüenta se arrastar a tais extremos, e se desgatar tanto, e claro, ta tudo bem, sempre esteve, como o mesmo e eterno intuito de que não há nada pra fazer, e continuar assim, podendo até ganhar uma continuação, ou reprise, tanto faz. Fica a critério de quem vê, que participa, ou quem apenas irá observar.


Postagem feita para Camii.

terça-feira, 30 de junho de 2009

1.1

Bruna cannot wait 4 me.
Soon